Pages

Sunday, June 17, 2012

Filmografia: "Che, Anatomia de um Mito", Documentário.


Bruno Braga.



Em Setembro de 2011 redigi um artigo intitulado “Culto a ‘El Chancho’” [1]. Nele aponto, por trás do mito e do herói, a pessoa real, de carne e osso, que foi Che Guevara. Aquele que, sem escrúpulos, proclamou “o ódio eficaz que faz do homem uma eficaz, violenta, seletiva e fria máquina de matar”.

O documentário abaixo – “Che, Anatomia de um Mito” (Direção, Luis Guardia. 2005) – serve como um riquíssimo apêndice ao artigo. Ele traz uma série de depoimentos, imagens e documentos, sobre a verdadeira face de um revolucionário idealizado, que ainda encanta o imaginário popular: a de um “Chancho” – “Porco”, como de fato era conhecido pela sua higiene – capaz de grunhir ideias do tipo:

“Odeio a civilização. [...] Vivo com um espírito anárquico, que me faz sonhar com horizontes. Meus amigos o serão enquanto pensarem politicamente igual a mim. Não sou moderado e vou tentar nunca sê-lo. Assaltarei barricadas e trincheiras. Tingirei com sangue minhas armas, e louco de fúria, degolarei todos os derrotados que caiam em minhas mãos”.   

O símbolo da “liberdade”, da “democracia” e da “igualdade”, que das Nações Unidas expôs ao mundo o método e o funesto horizonte do poder revolucionário:

“Fuzilamentos? Sim, fuzilamos. Fuzilamos e vamos continuar fuzilando, caso seja necessário. Nossa luta é uma luta à morte”.




Referências.

[1]. BRAGA, Bruno. “Culto a ‘El Chancho’” [http://b-braga.blogspot.com.br/2011/09/culto-el-chancho_01.html].

3 comments:

Lucia said...

Bruno,ao ser questionada por um amigo por uma foto onde chamava Che de assassino,fiquei lhe devendo algo que ele pudesse assistir.Achei.Obrigada!
Seu blog é excelente,virei frequentadora assídua.
Abração

Bruno Braga. said...

Oi, Lucia! Que bom que o material publicado no blog lhe foi útil. E obrigado pela consideração.

Um forte abraço.
Bruno.

Wagner said...

Faço da Lucia as minhas palavras. Parabéns!