Pages

Saturday, December 13, 2014

O MST e as FARC.

Bruno Braga.
Notas publicadas no Facebook.
 
 
 

I.
 

Em 2005, o jornal "Estado de Minas" veiculou uma reportagem com a denuncia de que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - as FARC - estavam ministrando treinamento em técnicas de guerrilha para integrantes do MST na fronteira do Brasil com o Paraguai (Cf. Wikinews, uma reprodução da reportagem: [http://pt.wikinews.org/wiki/MST_nega_receber_treinamento_das_FARC]).
 
O MST é apresentado publicamente sob o disfarce de "movimento social". No entanto, trata-se de um braço do PT no campo - que não só promove atividades criminosas, mas as utiliza como forma de "pressionar" autoridades políticas e judiciais. As FARC, por sua vez, são também aliadas do Partido dos Trabalhadores - comungam o mesmo projeto de poder unidos no Foro de São Paulo, na organização fundada por Lula e por Fidel Castro para fomentar o socialismo-comunismo na América Latina. Em 2007, as FARC enviaram um comunicado à mesa diretora do Foro de São Paulo, enaltecendo o papel fundamental do PT na salvação do movimento revolucionário socialista-comunista:
[...]
 
"Em 1990 já se via vir abaixo o campo socialista, todas as suas estruturas fraquejavam como castelo de cartas, os inimigos do socialismo festejavam a mais não poder, se cunhavam teorias como a do fim da história, muitos revolucionários no mundo observavam atônitos e sem conhecer o que havia falhado para que ocorresse semelhante catástrofe".
 
"A utopia se dissipava, a desesperança se apoderou de muitíssimos dirigentes que haviam dedicado toda sua vida à luta por conquistar um mundo melhor, IDEALIZANDO-O COM O MODELO DE SOCIALISMO DESENVOLVIDO DA UNIÃO SOVIÉTICA".
 
[...] (depois de observar o Socialismo na China, Coréia do Norte, Vietnam e em Cuba) [...]
 
"É nesse preciso momento que O PT LANÇA A FORMIDÁVEL PROPOSTA DE CRIAR O FORO DE SÃO PAULO, TRINCHEIRA ONDE NÓS PUDÉSSEMOS ENCONTRAR OS REVOLUCIONÁRIOS DE DIFERENTES TENDÊNCIAS, DE DIFERENTES MANIFESTAÇÕES DE LUTA E DE PARTIDOS NO GOVERNO, CONCRETAMENTE O CASO CUBANO. ESSA INICIATIVA, que encontrou rápida acolhida, FOI UMA TÁBUA DE SALVAÇÃO E UMA ESPERANÇA DE QUE TUDO NÃO ESTAVA PERDIDO. Quanta razão havia, transcorreram 16 anos e o panorama político é hoje totalmente diferente"
 
[...]
 
(Cf. documento na íntegra: Pravda.ru, 2007. "FARC: Saudação ao Foro de São Paulo" [http://port.pravda.ru/mundo/25-01-2007/15168-farcsaudacao-0/]).

 
II.
 
O MST e as FARC - Treinamento guerrilheiro em Pernambuco.
 
 

Trata-se aqui da transcrição do Relatório Final da CPI da Terra (2005). Este trecho faz referência a um centro de treinamento de guerrilha do MST, localizado no estado de Pernambuco. Os sem-terra recebiam instruções de um integrante das FARC, grupo narco-terrorista colombiano que é parceiro do PT no Foro de São Paulo - na organização fundada por Lula e por Fidel Castro em 1990 para promover o projeto de poder socialista-comunista na América Latina.
[...]
 
Durante depoimento sigiloso, colhido na 23ª Reunião, ocorrida em 29 de março de 2005, a CPMI da Terra recebeu denúncia da existência de um centro de treinamento de guerrilha do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), localizado no Assentamento Normandia, Município de Caruaru/PE. Segundo o depoente, o MST reformou um casarão existente na fazenda Normandia, desapropriada pelo INCRA, para transformá-lo em centro de formação de guerrilheiros.
 
Esse depoimento revelou práticas de extrema gravidade realizadas em área de assentamento, com a utilização de infraestrutura pública. Segundo o depoente, em certa ocosião houve treinamento ministrado por um guerrelheiro ligado às FARCs colombianas, conhecido como Padre Bernardo. Para confirmar a presença do guerrilheiro no assentamento da Fazenda Normandia, foi exibido vídeo com a imagem de Padre Bernardo nas dependências da sede da Fazenda. As imagens não mostram o conteúdo dos treinamentos, mas, ao provar que o guerrilheiro esteve no assemtamento, confere credibilidade às informações prestadas pelo depoente.
 
A alegação da existência de um centro de treinamento de guerrilha foi refutada também pela gestora da Superintendência. Ouvida pela CPMI da Terra na 29ª Reunião, em 07 de abril de 2005, a Superintendente do INCRA de Recife/PE, Maria de Oliveira, informou que realmente há um um centro de educação e capacitação de assentados e acampados, implantado na sede da Fazenda Normandia, e que referido centro é também utilizado pelo MST e outros movimentos agrários (MPA, CPT, MMC etc) para realização de reuniões e encontros.
 
Dada a gravidade da denúncia de envolvimento do MST com organizações guerrilheiras internacionais, esta CPMI recomenda ao Ministério Público a investigação do caso, tendo em vista que a Constituição Federal, em seu art. 5º, inciso XLV, considera crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado democrático.
 
[...]
 
Cf. Senado Federal, Relatório dos Trabalhos da CPMI "da Terra", 2005. p. 146 [www.senado.gov.br/comissoes/CPI/RefAgraria/CPMITerra.pdf].
 
ARTIGOS RECOMENDADOS.
 
______. "A Gerentona e as Farc" [http://b-braga.blogspot.com.br/2012/12/a-gerentona-e-as-farc.html]. (*) Sobre Dilma Rousseff e os narco-terroristas-comunistas da Colômbia.
______. "O 'Chefe' e as Farc" [http://b-braga.blogspot.com.br/2012/12/o-chefe-e-as-farc.html]. (*) Sobre os Ex-Presidente Luiz Inácio e as Farc.
_____. "Dossiê brasileiro" (Revista Cambio) [http://b-braga.blogspot.com.br/2012/12/dossie-brasileiro-revista-cambio.html]. (*) Sobre o envolvimento de lideranças petistas com as Farc.
______. "MST - acordo bolivariano, doutrinação e guerrilha" [http://b-braga.blogspot.com.br/2014/11/mst-acordo-bolivariano-doutrinacao-e.html].
______. "A Escola do MST, o acordo bolivariano e o treinamento dos sem-terra" [http://b-braga.blogspot.com.br/2014/11/a-escola-do-mst-o-acordo-bolivariano-e.html].
______. "O Foro de São Paulo, o MST e a revolução "comuno-bolivariana" no Brasil. Fraudes, suicídios, recrutamento de jovens e crianças, e eleições presidenciais" [http://b-braga.blogspot.com.br/2014/12/o-foro-de-sao-paulo-o-mst-e-revolucao.html].
______. "O MST e a Teologia da Libertação, a CNBB e o projeto de poder petista-socialista-comunista no Brasil" (Bibliografia e material para estudo) [http://b-braga.blogspot.com.br/2014/11/o-mst-e-teologia-da-libertacao-cnbb-e-o.html].

 

No comments: