Pages

Wednesday, February 20, 2013

Nota. "A folia do 'idiota latino-americano'".


Bruno Braga.


A “Acadêmicos do Salgueiro” prestou uma funesta homenagem no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro deste ano: venerou Che “El Chancho PORCO” Guevara na avenida. Os integrantes da sua bateria – a “Furiosa” - além de jovens e crianças - vestiram uma boina gravada com uma estrela vermelha, calçaram coturno – como se fossem o próprio revolucionário [1].

No entanto, a escola que se orgulha de ser a primeira a exaltar o negro nos desfiles de carnaval, homenageou um racista. E o encantador “idealismo” revolucionário que ela pretendia enaltecer era de fato uma “fantasia”, porque escondia a face real do líder catinguento – do mesmo Che que proclamou:

“Um revolucionário deve se tornar uma fria máquina de matar movida apenas pelo ódio”.

Parte do dinheiro utilizado para venerar o delinquente assassino vem de um recurso ao Ministério da Cultura, pasta então ocupada por Ana de Hollanda, irmã do ilustre Chico Buarque que já cantou com entusiasmo “Hasta Siempre Comandante Che Guevara”. Braço administrativo do governo Socialista-Comunista do PT, o Ministério da Cultura generosamente autorizou a escola de samba “Acadêmicos do Salgueiro” a captar R$ 4.939.520,00 por meio da Lei Rouanet [2].

Os destaques em vermelho são meus.

A Salgueiro não vendeu o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro – ficou em quinto lugar. Mas, apesar do resultado, estava feita a “folia do ‘idiota latino-americano’”, e foi realizado mais um “culto a El Chancho” [3] – o Porco louvado como herói revolucionário.


Notas.

[1]. BRAGA, Bruno. “A folia do ‘idiota latino-americano’” [http://b-braga.blogspot.com.br/2013/02/a-folia-do-idiota-latino-americano.html].

[2]. Cf. Diário Oficial da União, 27 de Junho de 2012, p. 07 [http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=7&data=27/06/2012].

[3]. BRAGA, Bruno. “Culto a ‘El Chancho’” [http://b-braga.blogspot.com.br/2011/09/culto-el-chancho_01.html].

Filmografia.



No comments: